7 de março de 2011

Macacos do Velho Mundo

Os macacos do velho mundo estão distribuídos pela África, Ásia e Indonésia. Ocupam uma variedade de habitat muito maior que os macacos do novo mundo. Todos caminham nas quatro patas e possuem nariz bem definido, com as narinas voltadas para frente. Embora tenham caudas, não as utilizam para se agarrar; não são preênseis.




A-Macaco Vervet
B-Babuíno
C-Mandril
D-Rhesus









O Macaco Vervet vive no sul da África. São capazes de emitir vocalizações diferentes para três tipos de predadores: leopardos, águias e cobras. Cada um destes sinais de alarme, mesmo quando apresentados por um gravador e na ausência do predador, produzem uma resposta no Macaco Vervet. Correr para uma árvore, no caso de alarme para leopardo; olhar para cima, no caso de alarme para águia; e olhar para baixo, no caso de alarme para cobra.

Os babuínos são os macacos que mais se adaptam à vida terrestre. Podem ser encontrados em áreas abertas, pedregosas e áridas e passam a maior parte do tempo no solo. Podem adotar uma postura bípede para vistoriar a paisagem. Por isso, são estudados e utilizados como referência dos nossos primeiros ancestrais hominídeos.

O mandril é o macaco mais colorido de todos os primatas. A cor avermelhada da sua face é uma característica dos machos. As fêmeas apresentam um colorido mais leve.

O macaco Rhesus é o mais famoso do gênero macaca (macaca mulata). Pesquisas de tipagem sangüínea de RH foram realizadas com estes macacos. O nome “RH” deriva das duas primeiras letras deste macaco.




Refexão: Estes macacos pertencem ao velho mundo. Através deste post é possível ver as diferenças entre os macacos do velho Mundo e dos macacos do novo Mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário