18 de março de 2011

Evoluição do Homem

Somos grandes primatas, um grupo que quase se extinguiu há 15 M.a. em competição com os macacos, mais eficientes. Somos primatas, um grupo de mamíferos que quase se extinguiu há 45 M.a. em competição com os roedores, mais eficientes. Somos tetrápodes sinapsídeos, um grupo de répteis que quase se extinguiu há 200 M.a. em competição com os dinossáurios, mais eficientes. Somos descendentes de peixes com patas, que quase se extinguiram há 360 M.a., em competição com peixes de barbatanas, mais eficientes. E, por último, mas não menos espantoso, somos cordados, um grupo que sobreviveu mesmo à justa no Câmbrico, em competição com os artrópodes.
No século XIX, especulava-se que os nossos parentes mais próximos eram os chimpanzés e gorilas. E, baseado na distribuição natural dessas espécies, supunha-se que os fósseis dos ancestrais dos humanos seriam encontrados na África e que os humanos compartilhavam um ancestral comum com os outros antropóides africanos. Foi apenas na década de 1920 que fósseis além dos de Neandertais foram encontrados. A espécie encontrada Bebé de Taung, um infante de Australopithecus descoberto em Taung, África do Sul. Os restos constituíam-se de um crânio muito bem preservado e de um molde endocranial do cérebro do indivíduo. Apesar de o cérebro ser pequeno (410 cm³), o seu formato era redondo, diferentemente daqueles dos chimpanzés e gorilas, sendo mais semelhante ao cérebro do homem moderno. Além disso, a espécie exibia dentes caninos pequenos e a posição do foramen magnum foi uma evidência da locomoção bípede. Os Australopithecíneos são agora vistos como os ancestrais imediatos do gênero Homo, o grupo ao qual os homens modernos pertencem. Tanto os Australopithecines quanto o Homo pertencem à família Hominidae, mas dados recentes têm levado a questionar a posição do A. africanus como um ancestral directo dos humanos modernos; ele pode muito bem ter sido um primo mais distante.







Reflexão:  Ao longo da historia da Terra tivemos muitos parentes, mas aqueles que são mais conhecido são os gorilas e os macacos. Esperamos que esta informação vos auxile porque para nós foi muito gratificante elaborá-la.

Sem comentários:

Enviar um comentário