10 de março de 2011

Macacos do Novo Mundo

Macacos do novo são aqueles encontrados nas Américas. Ao contrário dos macacos do velho mundo, que são encontrados na África, Ásia e Indonésia, eles apresentam uma longa cauda prêensil que funciona como uma quinta mão usada para se pendurar em galhos.



A- Macaco Prego
B- Mico Leão Dourado
C- Saqui do Tufo Branco
D- Macaco de Cheiro



O Macaco Prego, também conhecido como capuchinho graças à sua pelagem da cabeça que lembra um capuz de monge, é bastante comum no Brasil. Algumas pessoas costumam também chamar este macaco de Cebus, graças ao seu nome científico (Cebus apella).Como esta espécie se adapta muito bem ao cativeiro ela é frequentemente utilizada em pesquisas de laboratório.

O Mico Leão Dourado está em extinção. A espécie encontra-se hoje restrita na Reserva Biológica de Poço das Antas, no Município de Silva Jardim.

O sagüi é o macaco mais pequeno que existe actualmente. Diferencia-se dos outros macacos do novo mundo pelo facto da sua cauda não ser preênsil. São muito comuns no Brasil principalmente na selva Amazônica.

O macaco de cheiro recebeu este nome graças ao mau cheiro da sua cauda que fica ensopada de urina. Curiosamente, está é uma espécie de macacos que, ao contrário dos outros, limpam-se sozinhos. O macaco de cheiro também é conhecido como macaco esquilo amarelo.




Reflexão:  Todos estes macacos pertencem ao novo mundo e tiveram origem na América. O que nos deixou muito descontenes é o facto de alguns animais estarem já em perigo de extinção. É revoltante ver que animais indefesos como estes, estão a morrer por culpa da raça humana.

Sem comentários:

Enviar um comentário