15 de maio de 2011

Recursos Energéticos (renováveis e não renováveis)



Os recursos energéticos podem também ser classificados em renováveis e não renováveis. O sol, o vento, as ondas do mar, a água dos rios, as marés, a biomassa e o calor da Terra são fontes de energia renováveis. Os combustíveis fósseis (petróleo, carvão, gás natural) e a energia nuclear (urânio) são recursos energéticos não renováveis, isto é, a sua velocidade de formação é inferior à velocidade de consumo. Se a utilização destes combustíveis continuar a ser feita como até agora, alguns deles estarão esgotados dentro em breve. 

Recursos energéticos não renováveis 

Os recursos energético da Terra não são infinitos e, por outro lado diz-se que não são renováveis: a sua formação, no decorrer de uma história geológica, foi tão lenta que não tem comparação possível com o ritmo em que estão a ser explorados e consumidos. Cerca de 80% da energia consumida em 1985 foi obtida a partir do petróleo, carvão e gás natural. O aumento da utilização dos recursos energéticos reflecte a evolução técnica (desde a máquina a vapor ao microcircuito), assim como o crescimento da população humana. O rápido aumento do consumo do petróleo depois da Segunda Guerra Mundial, por exemplo, é indicativo do desenvolvimento da indústria e dos transportes. O máximo consumo relativo de carvão teve lugar por volta de 1920; o petróleo atingiu o seu consumo máximo relativo no princípio dos anos setenta, com pouco mais de 40%. Espera-se que o gás natural, menos poluente, aumente a sua contribuição para o consumo total de energia.

Alguns recursos energéticos não renováveis e como são utilizados:
  • O carvão foi a energia utilizada na primeira fase da Revolução Industrial mas constitui, ainda hoje, um recurso energético muito importante, nomeadamente na produção de energia eléctrica e aço.
  • O petróleo é um recurso não renovável resultante da transformação da matéria orgânica, constituindo actualmente a fonte de energia mais utilizada e a base da actual sociedade industrial. A sua utilização é fundamental na produção de energia eléctrica, combustíveis para os transportes e máquinas industriais, e ainda como matéria-prima para um conjunto diversificado de produtos (plástico, por exemplo).Esta fonte de energia substitui historicamente o carvão.
  • O gás natural em conjunto com os dois recursos energéticos atrás referidos constituem, actualmente, as principais fontes de energia doméstica e industrial.
  • A energia nuclear apesar de ter sido recebida com muito entusiasmo, devido ao seu potencial energético e baixo custo, tem sido progressivamente abandonada em consequência impactes e problemas relacionados com os resíduos agravados após o acidente de Chernobyl.
Reflexão: Actualmente o ser humano depende muito dos recursos não renováveis, o que não é favorável, e temos de optar por outras medidas para satisfazer as nossas necessidades, portanto, devemos cada vez mais usufruir das fontes renováveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário