20 de maio de 2011

Aquífero

Um aquífero é uma formação ou grupo de formações geológicas que pode armazenar água subterrânea. São rochas porosas e permeáveis, capazes de reter água e de cedê-la. Esses reservatórios móveis aos poucos abastecem rios e poços artesianos. Podem ser utilizadas pelo homem como fonte de água para consumo. Tal como ocorre com as águas superficiais, demandam cuidados para evitar a sua contaminação. O uso crescente pela indústria, agricultura e consumo humano ameaça os aquíferos e coloca esse assunto na agenda ambiental global.





Tipos de aquíferos 

Aquífero livre ou freático – é um extracto permeável, parcialmente saturado de água, cuja base é uma camada impermeável ou semipermeável. O topo é limitado pela própria superfície livre da água também chamado de superfície freática, sobre pressão atmosférica. Ele tende a ter um perfil mais ou menos semelhante ao perfil da superfície do terreno. O lençol freático está geralmente perto da superfície, em vales de rios e a maiores profundidades em altos topográficos.

Aquífero confinado ou artesiano – é um aquífero completamente saturado de águas, cujo limite superior (tecto) e inferior (piso) são extractos impermeáveis. A água desse aquífero chama –se artesiana ou confinada e sua pressão é, geralmente, mais alta que a pressão atmosférica. Por isso quando se perfura o aquífero, a água sobe para um nível bem superior, podendo até jorrar. O poço do município de Ibiporã, norte do Estado do Paraná, projectado e perfurado pela SUDERHSA em parceria com a Prefeitura Municipal/Sistema Autónomo é um exemplo, o qual a água jorra a metros com vazão de urgência de 750 m3/h. Nesse aquífero a contaminação quando ocorre, é muito mais lenta e os custos para recuperação podem ser proibitivos.
A fonte de recarga natural para a maioria dos aquíferos é a precipitação, onde a infiltração ocorre nas regiões denominadas de áreas de recarga. Além da precipitação superficial, outros factores são considerados, como: constituição geológica e natureza das camadas, declividades das camadas e área da secção de contribuição (extensão). 


Fonte: http://www.google.pt/search?um=1&hl=pt-PT&rlz=1R2ADRA_pt-PTPT411&biw=1024&bih=714&q=aquiferos&ie=UTF-8&sa=N&tab=iwhttp://teixeirabiologia.blogspot.com/2007/06/tipos-de-aquferos.html




Reflexão: os aquíferos são muito importantes, uma vez que são um depósito do bem mais essencial ao ser humano, sem ele grande parte da água que utilizamos não existiria, uma vez que uma elevada percentagem da água consumida pelo Homem provém destes.

Sem comentários:

Enviar um comentário